5/Destaque/slider

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cabeça Pensante

2 comentários

Lembro de um comentário do meu sócio, Thiago Amorim, quando estávamos falando sobre uma produtora de bandas que era bem sucedida no ramo mas fazia tudo de todo jeito, não tinha aquela preocupação com os detalhes: "Tem alguém pensando lá agora!" (Depois de uma mudança brusca na comunicação)

Esse comentário foi feito porque as artes, o site e a forma de algumas divulgações estavam mais de bom gosto, mais direcionados, resumindo, estavam "Pensadas". Com certeza, tinha alguém pensando, alguém pago p/ pensar nas estratégias, na comunicação, no marketing.

Marketing, esse é um setor/função essencial em uma banda. Noto que as bandas hoje vão agindo e produzindo sem um direcionamento, sem um planejamento. Se fala muito em planejamento, marketing, direcionamento, mas qual a real necessidade disso tudo. Agir com planejamento, agir de uma forma pensada e analisada traz economia e uma melhor eficácia na resolução de problemas e, por exemplo, execução de uma comunicação. Tudo isso leva à um melhor resultado. É como se fosse um jogo de Xadrez!

Mas quando se fala em uma pessoa estrategista, não é só na comunicação ou na mídia, acho que toda banda precisa de um profissional desse, mas que tenha autonomia estratégica nas vendas, na condução de mapeamento comercial, de parcerias... Esse profissional estará sempre colado ao empresário, ao produtor e ao artista/cantor.

Por exemplo, quando se estamos à frente, pensamos numa parceria não apenas de forma financeira, mas qual o valor que ela vai agregar ao produto, quando se iniciar, como conduzir?

Gosto de pensar sempre baseado na verba de investimento p/ daí seguir alguns passos. Posso falar sobre alguns assuntos que se destacam e fazem a diferença:

- Mapear a área de atuação na divulgação e na ação comercial de acordo com a quantidade de material. Por exemplo: Com 10mil cds de uma banda de forró hoje em dia não dá p/ fazer a Paraíba inteira, portanto é necessário focar e fazer uma área do estado menor, mais bem feita;
- Algumas funções são novidades hoje em dia, mas fazem a diferença. O "Multimídia" é um profissional de banda que atua em posse de um notbook, modem, câmeras e é responsável pelas redes socias. Ele vai estar sempre filmando os bastidores e shows, gravando, postando na net, atualizando as redes, sempre com a mesma linguagem mudando o formato...;
- Linkar sempre shows estratégicos com parcerias nas rádios certas;
- Provocar shows nas praças já em andamento e não esperar o telefone tocar. Um bom empresário monta suas datas;
- Se preocupar sempre com as imagens de sua banda que estão usando por aí, se possível enviar sempre um material em aberto padrão da nova turnê;
- Está colado com o artista/cantor p/ direcionar sempre sua comunicação e atitude frente à determinados problemas;

Valeu pessoal, espero que tenham curtido e se quiserem que eu me aprofunde mais nesse tema, é só comentar aí embaixo, ok?

Fui...
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

2 comentários

rayanne disse...

ja eh,pode continuar o tema.
adoro muito o blog

Yasmim disse...

Post muito bom! Parabéns por dividir o seu conhecimento. Adoro o blog!!!
Ps: Continua o tema por favor! rs