5/Destaque/slider

sábado, 24 de julho de 2010

Diferença de um bom produtor e de um que se diz produtor

Um comentário
Produtor de bandas e artistas

"Produtor", esse nome tem força e muitas vezes é invejado por quem está de fora do ramo, mas precisa de muita coisa p/ ser um bom produtor, não só dizer que é!

Primeira dica: Só entre p/ esse mundo se tiver certeza que ama fazer isso, caso contrário "Esquerda....".

Ser produtor é ser "Resolvedor de problemas!". Éhh, amigo(a), problemas vão ser comuns, diários, sempre e nunca vão acabar. Situações do tipo: "Você acaba de chegar de um final de semana de shows com a banda, super cansado e quando pensa que vai dormir o telefone toca....."

Segunda dica: Sempre deixe a calma prevalecer, os problemas não vão diminuir se você se estressar!

Ouvi de um amigo esses dias que "Produção é como se fosse uma gincana!" E é a mais pura verdade, você recebe uma tarefa, com um tempo p/ resolver e.... Vai!!! Te-Vi-ra

O que se diz produtor tenta fazer mas na verdade não resolve nada. O produtor razoável, resolve do jeito que vier a cabeça. O produtor eficiente resolve o problema da melhor forma. E o ótimo produtor resolve o problema, do melhor jeito, o mais rápido possível, da forma mais econômica possível.

Saber resolver problemas nem sempre é pré-requisito. Ter uma visão macro, ser detalhista, objetivo, raciocínio rápido e lógico, saber se comunicar, ter noção de espaço, ter jogo de cintura e ser educado são algumas características que um bom produtor tem que ter.

Terceira dica: Tenha todas as ferramentas necessárias sempre a sua mão. Internet, celular, computador, lanterna...

Quando um problema acontece entre a enquipe (muito frequente), não deixe passar, resolva e já mude a lojística, se precisar, na hora. Lembre sempre de se comunicar com a equipe, não vá tomando decisões deixando que a equipe interprete de todo jeito.

Quarta dica: Conquiste as pessoas e deixe p/ impor alguma coisa quando realmente for preciso.

Ser produtor é, ser um líder e, ser um líder é servir, e não mandar e pronto. Temos que ter na cabeça que autoridade não é impor medo, e sim respeito! E é tudo que um produtor precisa, impor respeito. Faça com que sua equipe confie em você acima de tudo.

Quinta dica: Resolva as tarefas na hora, não deixe p/ depois.

A principal característica de um produtor é se antecipar aos problemas, olhar sempre à frente.

Ex.: O produtor está no primeiro show da noite com a banda e já está organizando a lojística da desmontagem do equipamento que será no final do show, já repassa a informação de como vai ser a lojística p/ todos e, também, já confere a posição e saída do ônibus.

Sexta dica: Não confie em ninguém. Pediu algo à alguém, não relaxe pensando que essa pessoa vai fazer, fique cobrando e tenha sempre um plano B.

Estorinha
"O diretor de uma empresa estava selecionando uma pessoa p/ ocupar um de seus melhores cargos. Todos os candidatos pensavam que iriam fazer uma prova, que iam sentar ser interrogados pelo diretor, que seus cursos técnicos iam ter peso 5.... O diretor estava fazendo diferente. Entre dois candidatos ele deu a mesma tarefa: Descer e ir lá numa quitanda saber se eles tinham Laranja do tipo Cravo p/ vender. O primeiro foi, perguntou e voltou. Chegando lá ele disse ao diretor que não tinha. O segundo, desceu, e depois de um tempinho voltou. Disse que não tinha, mas tinham outras frutas cítricas, laranja normal, kiuí, limão, pitanga, acerola... Disse todos os valores unitários, em quantidade, as várias possíveis formas de pagamento, que o pessoal lá poderia vir deixar e trouxe o cartão da loja, caso o diretor quisesse ficar pedindo com frequência."

Faça a diferença!!

CURSO DE PRODUÇÃO DO JAPA SERÁ EM SETEMBRO. FAÇA SUA RESERVA PELO igorkawabe@vivaideia.com.br - VAGAS LIMITADAS!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Um comentário

ivana disse...

É Igor, sempre quando assumimos cargos de chefia,somos muitas vezes mal compreendidos e temos que seguir todos os itens que vc escreveu para poder manter a ordem e o trabalho render. Muitas vezes devemos impor para que tudo saia certinho,ser agil,economico.È por isso que adoro esse blog,aprendo e reforço o que já sei.Abraços.