5/Destaque/slider

terça-feira, 16 de março de 2010

Resultado positivo = Acreditar em Deus + trabalho em equipe

8 comentários

Out/2009 - Nasce a ideia de gravar o dvd oficial do Forró Pegado. A banda vinha bem, conquistando vários objetivos, tocando em todos os palcos da cidade e do estado e gravando vários dvds "piratinhas" que são bem dinâmicos mas não causam um impacto maior em quem assiste. Precisávamos de um material que vendesse a realidade da banda.

Nov/2009 - Decidi a data e fechamos a parceria com o Jacaré Pop (local da gravação). De cara já bloqueei as datas da semana que entecederia a gravação. Lembrei de uma banda que passei antes, que eles não planejavam e que a produção sempre sofria com as datas perto demais que atrapalhavam e não permitia os ensaios gerais.

Começamos a divulgar nos orkuts, boca à boca e nos shows. Na minha opinião, nosso envolvimento foi o diferencial na divulgação desse evento.

Dez/2009 - Começamos a ter as ideias, verdadeiros brainstorms no ônibus, nos hotéis, nos camarins, no escritório. Ideias como nossos convidados, que desde o começo foi, ter com a gente nesse momento tão importante, Zé Lezin, Yegor Gomez, Nino Bala e Durval Luz, e a mulher Alaíde (essa mulher Alaíde deu o que falar). À princípio só confirmamos Yegor. A mulher Alaíde seria a Mulher Melancia, Yegor ia ficar de fazer esse contato posteriormente.

Jan/2010 - Nosso foco do dvd se misturava com os projetos que tínhamos como nossos eventos, o carnaval e a Casa do Pegado em Caicó-RN. Mas as ideias continuavam fluindo, como por exemplo a formatação do evento, 1º um DJ, depois o Pegado e por fim uma banda de médio porte que tivesse alguma coisa haver com a gente.

Como sempre acontecem nos projetos da Viva Ideia chamei Thiago Amorim, meu sócio, para a gente assistir alguns dvds e aguçar as ideias. Primeira coisa foi decidir o tema, que tava na cara, "Som de paredão"! O Pegado é a banda que mais toca nos paredões, dito pelo próprio público. Depois fomos p/ o palco, então decidimos usar apenas led, nada de cenário de madeira ou coisa parecida como fizemos no do Alaursa. Mas dispondo os leds como se fossem grandes paredões de fundo. Tive uma ideia de colocar leds nas laterais e no teto em uma disposição que desse ideia de profundidade e que os efeitos executados no dia dessem uma sensação de movimento.

Aí vieram os primeiros rabiscos, essa parceria é forte (eu e Thiago). Eu jogo a primeira ideia, ele dá o charme, eu vejo a ideia de produção e do realizável, ele sempre viaja, ele dá o glamour e no final fico sempre escutando ele falar e vou rabiscando. Taí o primeiro rabisco.


Fev/2010 - Nasce a primeira ideia de arte p/ material publicitário, trabalho de Thiago e o pessoal de arte, ainda com a foto antiga. Em paralelo Veio a resposta da Mulher Melancia que não ia puder pois estaria com trabalho marcado p/ Europa. Nova ideia foi a Priscila do BBB e, através de nosso sócio Paulo Arthur fomos atrás.

Fechamos logo os serviços principais como segurança, palco, empresa de vídeo (já reservada a muito tempo), som e luz. Som foi fechado em um show que a banda fez em Guarabira, lá mesmo cheguei p/ Allan do Explosão som e pedi p/ ele separar a data.

Quem chamar p/ fazer a luz do DVD? Quem seria nosso técnico? Nosso téc. atual e quem mais? Desde outras bandas que passei, nunca concordei em trocar nossos profissionais por outros de fora, sempre quis dar oportunidades a quem está sempre com a gente, por tanto, além de Fernando Blade (nosso téc.) convidei Mário Cleiber, Téc. de luz de Yegor Gomez, um velho conhecido meu, pois na época que trabalhávamos juntos no Capim Cubano o téc. antigo saiu e, mesmo contra alguns, o promovi, e hoje tenho orgulho do trabalho que desempenha. Ele aceitou e fomos em frente.

Fazer o mapa de palco, luz e som em perspectiva p/ daí orçar os demais serviços. Aí veio o segundo desenho.

Nesse meio termo convidei Raffael Lima p/ compor a equipe, ele entrou como produtor técnico p/ me auxiliar na produção.



Com o mapa na mão fomos atrás dos serviços restantes. Iluminação extra! Fomos atrás de quatro empresas e não podiam, consegui orçamento com duas, uma de Recife (Liminário) e outra de Salvador (Lukinha). Ficamos com a de Recife por preço.

Fechamos também, sky, linóleo, grides extra, Geradores (empresa de um amigo, Rodolfo Matheus)...

Nesse meio termo preparamos as primeiras peças, teasers. Como segue abaixo o Outdoor:



Aconteceram bastante coisas boas e ruins:
- Começamos a escutar de outras pessoas que o dvd ia ser um fracasso, que não tínhamos porte p/ encher o Jacaré Pop (capacidade p/ 6500 pessoas);
- Soubemos que umas pessoas que se diziam amigas comentaram que iam aprontar no dia da gravação p/ prejudicar a gente;
- Fechamos com a banda Mulher Chorona do nosso amigo e parceiro Bervan Morais;
- Por uma razão do destino foi marcado um show do Aviões do Forró (maior banda de forró da atualidade) em Bayeux, cidade vizinha a nossa que de certa forma esse show tomaria uma quantidade de público nosso. Deixando claro que não foi proposital, nem pelo Aviões nem pela produtora resposável, a gente sabe disso;
- Panfletos comparando as duas festas saíram na net, diminuindo a festa do Aviões. Pensaram que foi a gente, recebemos ligações de retaliação, mas a consciência limpa é o que importa;

Resumindo, coisas aconteceram nesse meio termo, na minha opinião p/ fortalecer mais ainda nosso objetivo. Vieram as novas peças:

Parceiros verdadeiros vieram, Anjos Transportes, Esperanzza, Mídia Imagem e Well Car.

Depois de muita tentativa soubemos por parte da empresária da Priscila do BBB que ela não poderia vir. Então pensamos logo em Dani Bolina! Foi bem tranquilo, PA ligou e já fechou. A Vai Ser Pipoco, nossa empresa de divulgação se encarregou de trazer também a Mulher Melão p/ o Camarote Vip.

Entramos em Março/2010! Viajamos p/ Serra Talhada-PE, Crato-CE e Patos-PB, p/ fazer alguns shows e quando voltamos caimos em campo sem hora p/ nada. Na segunda, na produtora eu brinquei com Graxão CDs e Uirá - "Trouxeram a barraca de acampar, à partir de hoje eu não quero mais saber de dormir não, é pau!!!"

A divulgação vinha à mil, Tv Cabo Branco, Rádios Clube Fm, Correio, 101 Fm e Arapuã Fm, Segment mídia, 35 placas de outdoor, 50 lambe lambes, 50 mil panfletos, disparo de 50mil maillings, Orkuts, 7 carros envelopados, 50 adesivos p/ vidro traseiro de carro, site, youtube, colunas sociais, além do que vínhamos fazendo desde nov/2009. Mas faltava aquele envolvimento, o último gás, o sprint final. Foi aí que decidimos fazer quatro ações:
1. Terça: Um pitstop em frente ao Unipê (maior faculdade da capital), em baixo do outdoor do evento, com vários carros adesivados, giroflex, panfletagem;
2. Quarta: Pé-de-serra do Pegado no Bar do Guerreiro, um dos pontos de divulgação da banda em seus eventos. Mil pessoas com uma divulgação apenas em orkuts;
3. Quinta: Encontro dos pegadores do Bosque bar com Forró da Burguesinha tocando e participação de Douglas e Kelly;
4. Sábado: Pitstop em frente ao ponto de vendas, Loja Esperanzza, com os carros adesivados, giroflex, panfletagem;

As vendas foram perfeitas, média de 500 ingressos por dia. Fechamento de 2500 ingressos antecipados.

Vieram os dias de montagem. Os meus carmas, kkkkk. Tudo começou na segunda com parte do palco. Na quarta começaram a montar os grides, som, parte da luz e House Mix.


Vieram também parte dos leds.

Tivemos alguns atrasos e algumas dores de cabeça nessa etapa. A empresa de vídeo que vinha trazendo parte dos grides e talhas atrasou bastante, levando ao atraso consecutivo a montagem do som, luz... A empresa que contratamos de Recife, a Luminário, atrasou bastante também. Portanto a quarta não foi tão produtiva.


Veio a quinta, já com os grides e talhas começamos a subir a luz, leds e ir montando o som. A passarela em "V" começou a ser montada e veio a tenda p/ a aba lateral do palco.


Com todas as equipes trabalhando começamos a avançar na quinta. Estávamos montando tudo, subindo luz, leds, endereçando movinhgs, ligando outros, P.A. em cima... Foi quando por volta de umas 5h da manhã, escutamos 11 pipocos #@%%$uaush*^%#$2....!!!! Só escutei - "Desliga, desliga, desliga tudo..."

Simplesmente a equipe da Luminário que já havia chegado atrasada, ligou a luz no rack do som e não conferiu a ligação desse rack no gerador. Resumindo, um dos jacarés folgou, o neutro caiu e a fase deu mais de 380, saiu queimando os movings deles. Ainda queimaram 9. Já estávamos atrasados por causa do atraso deles e agora os movings queimados..... Bom, às 5h da manhã, com essa situação p/ administrar o que era p/ fazer? Fui perguntar o que tinha acontecido, um dos responsáveis veio, como dizemos por aqui, com uma canxa grande, dizendo que foi culpa do pessoal da gente, aí foi quando eu tive que chegar junto. Perguntei o que ele ia fazer e ele não respondeu falando apenas de quem era a culpa, foi aí que eu disse - "Meu velho, eu contratei seu equipamento colocado, funcionando, portanto tivesse você a preocupação desde o começo com a integridade dele, quero que resolva, ou então coloque seus aparelhos no case e volte com ele, porque p/ você é apenas mais uma locação, p/ mim faz parte do meu projeto de vida!" Dei um prazo p/ ele resolver e fui p/ casa.


Chega a sexta. Tudo em cima e o pessoal da Luminário novamente atrasou, chegaram umas 19h à ponto de começar o ensaio. Sabendo que ia atrasar, remarquei o ensaio, que seria às 19h, p/ às 0h. A banda chegou, chegou Douglas, Kelly, um pessoal p/ assistir e quando deu umas 0:30h começamos. Mesmo faltando muita coisa mas começamos.

Era o pessoal da luz afinando, passando com escada e a gente passando o som, o que não podia era parar. Foi bom que passamos o som, passamos algumas músicas como "Ou eu, ou ela" com Kelly e Yegor (que passaram umas três vezes), entradas posicionamentos, ângulos de câmeras e isso foi até umas 3:40h. Fomos embora porque já tinha marcado o ensaio geral p/ sexta às 18h.


No sábado acordei logo cedo p/ uma reunião na casa do Zé Lezin. Chegamos lá às 9h da manhã e demos de cara com ele abrindo o portão, entramos e conversamos bastante sobre nossa ideia. Eu e Thiago falamos a ideia e ele já pensou como ia fazer, disse que deixasse com ele que ele desenrolava. É um artista, iluminado, só fazíamos rir com ele.

Depois fomos levar Nino Bala, Durval e Mulher Melão p/ almoçar no Mangai, depois corri p/ o Jacaré Pop, de mala e cuia, kkkkkk. Desde quarta, que quando perguntavam onde eu estava que eu dizia que estava no Jacaré Pop e que só saia domingo, mas no sábado foi verdade, fui de vez.

Bom, muitas ações no dia:
- Decoração;
- Colocação das telas ortofônicas;
- Troca da rampa por escada nas passarelas, pois Kelly achou muito inclinada p/ o salto dela;
- Acabamento do linóleo;
- Ajustes finais na luz;
- Passagem nos leds de alta;

Bom, às 18h rolou um flash ao vivo de lá do palco p/ o JPB 2ª edição, que foi muito importante p/ coroar a divulgação. Depois passamos várias músicas com a luz e com os leds. Ensaiamos um pouco com Nino Bala e Durval, e com a Dani Bolina.

Depois fui tomar um banho, logo cedo, e o pessoal foi jantar. Preparamos um jantar p/ a banda lá no Jacaré Pop p/ economizar no tempo. Eu esqueci de comer, p/ não dizer que não comi, botei p/ dentro um sanduíche natural.

Tomei banho e comecei a checar as coisas, ver o que podia dar errado e nessa hora algumas coisas me preocupavam, menos as vendas que já estavam pipocadas. O que me preocupava era o sinal do audio que estava chegando com uns estralos e o sincronismo da luz com o led, cor, tempo, ataques, pois não tivemos tempo de ensaiar em tempo real. Coisas que sempre critico em outros dvds. O que fiz, reuni novamente (já havíamos nos reunidos na quinta e na sexta) Marinho, Fernando (téc.s de luz) e Danilo (téc. de vídeo) e fiz uma única colocação - "Não tivemos tempo de ensaiar, como vocês estão de repertório, tudo em cima, passaram algo?". Marinho me deixou tranquilo, disse que estava tudo certo, mesmo assim passei algumas informações adicionais e disse que estava sempre em QAP no rádio. Com Danilo tive uma conversa mais extensa, passamos alguns efeitos na hora, pedi p/ ele cortar alguns e acrescentar outros e, nesse momento as palavras de ordem são: Simplicidade e objetividade. Se não tivemos tempo de ensaiar muito, vamos fazer o simples que funciona bem!


Minutos antes de abrir a casa, chamei o fotógrafo e passei as últimas dicas de como a gente queria as fotos. Fotos essas que servirão p/ pós venda, release, capa de cd, dvd, site...

Vai chegando a hora e é sempre igual, o coração bate forte, é como se eu tivesse tomado algum energético. Não fico nervoso, uma característica minha, começo a resolver as coisas bem rápido, desenrolar, acelerar e passar confiança p/ minha equipe.

- Abre os portões;
- Colocamos o Dj Marcílio p/ tocar;
- Posiciono alguns seguranças, como por exemplo nos geradores p/ antídoto antimáfia, kkkkk;
- Posiciono os produtores;
- Convoco as equipes p/ reunião final. É nessa renião final que digo as principais informações, pois elas ficam frescas na memória deles. Coisas como: (p/ equipe de vídeo e câmeras) Precisamos dar ênfase na platéia, com ângulos de contra também, dinâmica nos travellings e cammates. (p/ os roadies) Precisamos não aparecer, mas se tiver de entrar no palco, entra no gás, mas sem agonia p/ não derrubar nada nem fazer besteira.;

Aí foram chegando os convidados. Os colocamos em um único camarim, aí foi um erro, kkkkk. Por que colocar qualquer pessoa ao lado de Zé Lezin é complicado, ele não para de contar piada e ninguém para de rir. Nino Bala quase morre de rir, ele não aguentava. A Dani Bolina e seu empresário ria muito. Claudinho (empresário da Dani) disse - "Agora eu sei porque os melhores humoristas são do nordeste!" Fiquei um tempo lá e depois fui dar início a gravação.


Guga, Produtor do Jacaré Pop, me chamou p/ dar uma volta lá fora e avaliar a chegada do público, se tinha trânsito, quantas pessoas tinham lá fora, preço dos cambistas. Decidimos aumentar o valor na hora pois o trânsito estava gigante e os cambistas estavam vendendo tudo.

Entrei de volta e fui p/ House Mix ficar olhando a entrada do público na casa, pois só podia começar a gravação quando a casa estivesse cheia. O horário marcado era às 00:30h, mas tive que esperar mais um pouco. Quando vi que faltava umas meia hora p/ começar, passei o rádio p/ Ítalo (produtor da banda) e disse que queria uma reunião com Kelly e Douglas no camarim.

Fui ao camarim e passei p/ os cantores as últimas informações como hora de passarela, momentos e dei um incentivo final, aquele gás final, pois sabia que eles estavam apreensivos e precisavam ouvir alguma palavra de segurança, foi aí que disse que cantassem e que fizessem o que sempre faziam, os problemas deixassem comigo.

Pelo rádio mandei parar o Dj e fomos p/ o palco. Zé Lezin pronto, última checagem de audio, uma geral com a banda e chegou a hora. Era 1:40h da manhã.

Depois de 2 anos de luta, a casa cheia, 5 mil pessoas esperando o Forró Pegado, lembrança de tudo que havíamos escutado, todas as dificuldades, todas as noites em claro, todos os momentos ruins, todos os momentos bons, era a nossa hora...

Zé Lezin me perguntou - "E aí?" Eu falei - "Boa sorte, pode ir!" Começou!


Começo de show é loucura, olho no roteiro, sai Zé Lezin, entra Douglas, entra Dani Bolina, Sai Dani, entra Kelly, sai Douglas.....

Corro p/ ilha de edição, vou checar a luz, os câmeras, volto p/ o palco, entra a percussão extra, entra Nino e Durval, sai percussão, entra Yegor, sai Yegor...

Corre corre, os rádios comunicadores não param...

Sempre nessa hora penso em tudo, penso sempre no próximo passo, sempre com meu terço, peço a Deus proteção. E é minha quarta produção de DVD, tudo dá certo, nenhum problema de maior proporção!

Fico sempre lá atrás, corro de um lado p/ o outro, de olho no roteiro, sempre cobrando, sempre na ativa. Quem tá lá na frente não ver o que acontece lá atrás, mas saiba que é um show à parte.

No final reuno todos os sócios da banda e, depois de combinar com Douglas, ele nos chama ao palco. Entramos, agradeci à todos pelo carinho e por tudo, e Douglas faz o último bloco.

Se não bastassem os problemas do DVD, tive que dar uma força a Mulher Chorona, pois é uma banda que temos um carinho especial, é do nosso amigo Bervan. O horário estava tarde, então chamei o produtor deles e disse que tinha liberado tudo, o que precisassem era só falar com a gente.

Acabou o show e ali mesmo na coxia nos abraçamos e alguns viraram um gole de whisky p/ comemorar. Fomos p/ o camarim e estouramos uns espumantes e comemoramos bastante.

Sempre soube que nunca ia conseguir contar tudo aqui, mas sabia que queria escrever algumas coisas no final:

"Quando acontece alguma coisa ruim com a gente da banda eu sempre digo p/ meus sócios ficarem tranquilos, mesmo quando alguém faz alguma coisa que nos fere e que nos revolta, mas sempre peço que tenham calma, que contem sempre comigo. Aos que querem nos derrubar, aos que fazem as máfias eu só tenho uma coisa a dizer: Vão bater, vão jogar, vão irritar, vão fazer o que puderem, mas a inclinação do meu olhar é um pouco diferente da de vocês, eu olho p/ frente e não p/ os seus pés! A diferença do Pegado e da Viva Ideia p/ alguns por aí é que fazemos as coisa pensando em crescer e não em derrubar alguém!"

Obrigado à Deus, a minha esposa, a meu Japinha, a minha família, aos verdadeiros amigos, aos meus sócios, a todos os parceiros e a toda a equipe que participou do dvd, pois estou muito feliz com o resultado. Abraço à todos e até a próxima, fui!!!!!!!!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

8 comentários

Fabiana disse...

Nossa eu só tenho a parabenizar a essa equipe que a cada dia que se passa, me surpreende mais e mais!
Nos ensina a não só começar uma carreira de sucesso, como também trilhar uma bela trajetória de Vida.

Desafios estão ai mesmo para serem ultrapassados
e que venham + conquistas... Contem comigo sempre ;)

Que Deus abençoe a todos vcs!

@fabyberinguel

basserosjp disse...

Grande experiência adquirida, foi um prazer enorme ver tudo pronto e dando certo na hora do show!
Emocionante.

Raffael Lima disse...

Eu fico muito feliz de ter feito parte desse projeto e desse sonho!
Um projeto que me dediquei de corpo e alma!

Mais de 4 dias sem dormi direito para tudo sair do jeito que o JAPA queria!
Parabens Pegado !
Parabens Igor!!

DH NA VEIA disse...

É coreano....
Não fico surpreso com tamanha competência, afinal como vc mesmo fala nasci para isso e esse é o meu sonho.
Fico feliz e muito grato por ter tido a oportunidade de aprender tudo que sei hj sobre produção com vc e a viva idéia, mas muito mais feliz ainda de saber que tenho um AMIGO, sempre crescendo e correndo honestamente atrás dos seus sonhos.
Forte abraço para vc e toda sua equipe.

Júnior Varella

karla pimentel disse...

Nossa!parabens estou sem palavras, so posso dizer parabens...

Divulgação de Eventos disse...

Parabéns A Todos Que Fazem a Viva Ideia Entretenimentos,Especialmente ao grande " Japa " !
Equipe Que Sempre se Esforçou para conseguir seus objetivos, sempre acreditando em Deus, e trabalhando com simplicidade e profissionalismo..
Parabéns, Isso é Só O Começo, Vocês Ainda Vão Muito Longe..

Forró Pegado Hoje Não é Só Uma Banda e Sim Uma Familia, e Que
Onde Passa Faz A Alegria De Todos e Sempre Conquistando Novas Amizades...

Um Grande Abraço dos Seus Fãs de Araruna-PB - Safadoes.com
'
By: jonathan@safadoes.com

Obs: " Japonês se você não fosse empresário e produtor de bandas, tinha futuro garantido com escritor, rsrsr, sempre vocês está fazendo belas postagens, e além de tudo contagiantes, realistas e emocionantes"

renatapaes disse...

MTO TRABALHO, MTA DEDICAÇÃO, MTAS NOITES SEM DORMIR, É SEMPRE ASSIM NÉ AMOR, SEMPRE Q VC VAI PRODUZIR ALGUM EVENTO!! MAS É ASSIM MESMO, QUEM TRABALHA COM RESPONSABILIDADE E DISCIPLINA COMO VC PASSA POR ISSO!!
E EU TO MTO ORGULHOSA COM TUDO, COM SUA DEDICAÇÃO, E O AMOR Q VC TEM EM TUDO Q VC FAZ!! O RESULTADO NÃO PODIA SER OUTRO NÉ!! SUCESSO SEMPRE!!
SERIA MARAVILHOSO SE VC TIVESSE UM ESPAÇO EM ALGUM JORNAL PRA Q TODOS TIVESSEM ACESSO AS SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS!!
PARABÉNS MEU AMOR!!!
TE AMO MTO..
BJOS!!
SUA LÔRA

ivana disse...

Parabéns Igor esse blog é uma lição de vida e dedicação,me perco nas horas passeando por ele.Que Deus esteja sempre com vc.Abraço.