5/Destaque/slider

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Você conhece o ramo do forró, ou acha que conhece?

5 comentários
Não tem lugar melhor p/ escrever sobre esse tema do que o que estou, Fortaleza-Ce. Mas você conhece o ramo do forró? Ou você acha que conhece? Então leia esse post que você no final me diz.

Primeiro, vou me defendendo um pouquinho p/ não pensarem que estou metendo o pau no forró. Eu não tenho p/ que fazer isso, até porque tenho uma banda de forró e meus eventos 90% são de forró. E mais, tem muita gente talentosa, gente honesta e pessoas maravilhosas nesse ramo.

Modéstia parte sou uma pessoa organizada, e uma coisa que já me incomoda nesse ramo é a desorganização que sempre vejo, como por exemplo o palco cheio de pessoas que não estão trabalhando. Palco de banda de forró é lotado, é como se fosse um camarote bar, todos dançando, bebendo, derrubando bebida nos cabos. Só acho que essas pessoas não sabem nem que precisa de pessoas trabalhando ali p/ poder ter aquele som que elas estão curtindo.

No forró ninguém respeita composições não, é cada um que diga que a música é dele. Uma banda tocando música dos outros e dizendo que é dela. Embora hoje em dia alguns compositores que se destacam, vendem as músicas e até apuram um dinherinho, vai de R$ 1.000,00 à R$ 25.000,00 p/ música. Os temas são sempre de cachaça, farra, carro e mulher.

Uma música dura uns 3 à 6 meses, depois fica velha e defasada. Cd é tudo ao vivo, passa mais a realidade e a pegada da banda. E mais, é instrumento de divulgação, ninguém ganha mais dinheiro em venda de cds não. Tem bandas que chegam a fazer 500mil cds/mês.

A média da quantidade de shows de uma banda de forró é de 25 shows por mês, roda com força e gera muito emprego. O forró movimenta um mercado grandioso no nordeste que milhares de famílias agradecem.

Programas de tv cobram por participações de bandas, e elas pagam claro.

Mas uma coisa que acontece com o forró que não acontece com os outros estilos, ou pelo menos acontece descaradamente mais do que as outras é a Máfia! Chegou onde eu queria, Máfia!

Tem muita aqui viu. É um querendo destruir o outro, sem nenhum pudor. Os grupos brigam entre si, falam mal uns dos outros e sempre dão um jeito de se prejudicarem.

Vamos dar um exemplo: "Um empresário dono de uma banda com raiva de outra porque ela está se destacando sai ligando p/ os parceiros p/ proibir de colocá-la nos eventos." Esses empresários manipulam as atrações, as casas de shows e a programação das rádios e tvs.

P/ que isso? Será que se as bandas de forró se unissem o mercado de forró em si não crescia mais não? Se esses empresários se preocupassem em se unir p/ fortalecer e dar estrutura ao estilo o forró não crescia mais não e até parava de sofrer discriminação no eixo sul e sudeste?

Penso que o forró tem vários defeitos, várias virtudes mas, nós empresários, podíamos nos unir mais p/ organizar mais, dar mais moral à esse estilo tão bonito e rico culturalmente. Ontem estava na casa de um cantor de forró famoso, que por sinal me recebeu muito bem, e conversei isso com ele também.

Pessoal, pensem um pouco, vejam o que acontece, não compactuem com isso não, quando souberem de algo de alguma banda nesse sentido recriminem, vamos contribuir.

Mensagem: Aos que fazem o forró com amor, meu carinho e admiração!!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

5 comentários

Arte da Tribo Produções disse...

Parabéns pela postagem! Seja qual for a área que você atue, precisamos ser acima de tudo éticos!

Ser reconhecido pelo resultado do trabalho e não um reconhecimento forçado em detrimento do outro.

Um abraço.

Marcio Hoffmann
Arte da Tribo Produções

ackyllys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ackyllys disse...

Tomara que esse dia chegue logo, o dia da mudança de consciência, a união faz a força!!

Abraço Igor

Bianca disse...

Concordo com você , sou uma forrozeiiira de morrer e sei que no forró como em todos os outros ritmos tem esses ''defeitos'' mais acredito que com o tempo isso vá passar .. só depende de todos nós!
Cada um fazendo a sua parte para um FORRÓ BÓÓÓTXIMO , como diz minhas COLEGUIIINHAS!

douglas disse...

Com certeza o Forró é para competentes e vc é um deles..

abraço

Douglas (equipe TA PEGADO COM PEGADO)