5/Destaque/slider

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Estou começando uma banda, qual a "Fórmula do sucesso"?

8 comentários
Olá meus queridos leitores, desde já admito que estou um pouco ausente do blog e que minhas postagens estão sendo feitas com uma menor frequência, mas hoje eu estou impolgadíssimo p/ escrever.

Será que existe uma fórmula mágica p/ o sucesso?

Hoje em dia muitas pessoas, dentre desconhecidos e amigos, vem me procurar p/ conseguir algumas dicas de como chegar a um sucesso. Sempre falo que acho que tem uma fórmula mágica, mas a diferença é a forma de cada um enxergar essa fórmula.

Vamos começar por uma conversa que tive hoje com Thiago, meu sócio. Conversávamos que muita gente faz banda porque acha que vai dar certo, porque acha que o povo vai gostar, porque acha que é comercial, mas o problema tá no "achar"! Não devemos achar, nem muito menos fazer banda p/ ganhar dinheiro, somente!

Vamos usar o mercado que atualmente trabalho, o do forró:

1º: Música é uma arte, é criação, é dom. Como toda criação, não pode ser uma coisa mecânica, tem que ter uma essência por trás, uma alma. Quando se cria uma banda, se cria com uma vontade de fazer o que gosta, de cantar o que ama, de tocar com prazer, naturalmente as pessoas vão se identificando e gostando;

2º: O trabalho de um produtor é lapidar esse talento, que geralmente vem bruto. Daí vão sendo aperfeiçoadas as técnicas, as formas, o jeito e a atitude de acordo com o mercado e com o estilo;

3º: As primeiras apresentações são tipo amostras grátis, p/ mostrar o trabalho. Você já viu algum vendedor dizer assim: "Se você não gostar não paga!". Perfeito, tem que ser assim, temos que apostar na qualidade do produto e oferecer muitas vezes de graça. A frase é: "Mostrar a cara". O Povo tem que conhecer;

4º: P/ o povo conhecer precisamos fazer de tudo p/ divulgar, youtube, myspace, mailling, orkut, amigos, distribuição de cd em bares e locais estratégicos;

5º: Penso que toda banda precisa ter uma casa, ter uma base, um ponto de apoio, o lugar p/ se tocar periodicamente e criar um vínculo com o público, fazer fãs, conquistar admiradores. Um verdadeiro projeto próprio, de onde possam sair convites extras e contratos futuros;

6º: Aceitar as críticas sempre. Eis o segredo do sucesso. Muita gente fica chateada com as críticas e se defende na hora que elas chegam, ERRADO! Quem acha que já aprendeu tudo que precisava estaciona no tempo, precisamos dar ouvidos à todas as críticas e tentar melhorar com elas;

7º: De repente conseguimos conquistar alguns shows, alguns fãs, algumas coisinhas que nos faz sentir um pouco de orgulho, aí mora o perigo. Cuidado p/ não pensar que já chegou no ponto final, que não precisa do povo, das pessoas, que podem ser identificadas como desentendidas, humildade acima de tudo. Ex.: Uma vez um cara me parou numa lanchonete, ele tinha bebido, e quase que eu o desprezo, mas parei p/ escutá-lo um pouco e esse cara me falou muitas coisas legais que guardei comigo.

8º: Organização e boa logística: Quando se está administrando pessoas, equipe, precisamos sempre estar atentos aos erros, p/ as coisas que não estão dando certo e sempre corrigindo. É assim que se cresce. Quando uma banda cresce, naturalmente, lojísticas e procedimentos vão ficando obsoletos, e normalmente esses crescimentos são rápidos demais, cabe aos líderes dos projetos ficarem atentos e não deixarem o processo desandar.

9º: Devemos conhecer de mercado, isso é uma das principais coisas. Não podemos ficar insistindo em divulgações que não tem nenhum impacto, insistindo em ficar só usando a net p/ chegar ao povo e esperar os contratos caírem do céu. Se apeguem a parceiros, grandes vendedores, ofereçam % de vendas, viaje, corra, "futulque", seja furão, não tenha vergonha!

10º: Profissionalismo acima de tudo. Seja profissional, marque e cumpra, seja honesto, não busque derrubar ninguém p/ crescer, o sol brilha p/ todos.

11º: Não minta, as pessoas sabem quando as outras estão mentindo, tipo:
- Já estamos estourados lá no "cafundor do judas", lá a banda tem público;
- Fizemos 200 mil cds mês passado, mas tô sem nenhum agora porque semana passada estávamos em Pernambuco divulgando, tô com muitos contatos lá;
- Dom King está com a gente no projeto!

12º: Não viaje nos valores, peçam sempre um pouco mais, porque tem sempre tem uma pechincha, mas saibam quem vocês são, qual o porte. As vezes esses valores afastam os contratantes, ex:
- (Uma banda que merece uns R$ 800,00, pois estão começando) Quanto vocês estão combrando, p/ vê se dou uma força em um evento meu?
- Posso fazer um valor ótimo p/ você, R$ 3.000,00, só porque é p/ você!
- (O certo é assim) Meu velho, você paga o que achar justo, quero estar no seu evento e quero que veja a banda, nosso custo é x, se o pessoal gostar você avalia aí e me paga, fique tranquilo!!!

13º: Seja paciente e tenha uma boa cabeça, trabalhe o psicológico p/ aguentar as mentiras, máfias, e as ignorâncias.

14º: Amor, faça com amor. Naqueles dias em que tudo der errado, em que você estiver devendo, em que você já estiver cansado de correr, lutar e ninguém lhe dar uma oportunidade, é nesse dia que você tem que dar o gás, pois depois desse dia tudo vai melhorar!!!!!!!

Peças chaves:
- Cantor: 40% de Carisma, 40% de talento, 10% de beleza, 10% de performance;
- Banda: Entrosamento;
- Produtor: Ordem na casa;
- Divulgador: Meio de chegar aos outros;
- Empresário: Vendedor, fundamental (tem poucos bons no mercado pois a prepotência acaba com eles);

Espero ter ajudado à alguém nesse post. Saibam que o mercado é difícil, complicado e que as coisas não acontecem da noite p/ o dia. Roupa Nova demorou 20 anos p/ chegar onde estão, Victor e Léo uns 15 anos, então façam porque amam!

author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

8 comentários

tapegadocompegado disse...

Legal o blog :D
adoreii.

já visse o blog do fã clube?
espero que goste.
passa la e se puder comenta.
beijo

Ellen Amorim

http://tapegadocompegado.blogspot.com/

Anônimo disse...

Povoo eu tô aprendendo demais.. MUITO BOM esse blog! A fórmula realmente está em se doar, em fazer cada detalhe acontecer e no final de tudo se orgulhar em saber que tudo foi feito com amor. COMO COMEÇAR? Apenas Se jogue, ame o que você faz! Valeu Igor! Pra tu e pra toda Viva...chuva de bençãos!

basserosjp disse...

Sábias palavras, Japa!
O dia a dia é assim mesmo, sempre aparece algo novo pra se aprender e melhorar, se pensar que sabe tudo levamos uma rasteira da vida.

Thiago Amorim disse...

Muito bom Japa, acho que para adicionar algo ao que você escreveu é que não devemos esperar, precisamos ter uma postura pró-ativa, no caso de se não tivermos shows, vamos fazer nossos próprios shows e não ficar sempre esperando contratos cairem do céu. Uma boa idéia, um bom projeto e uma postura de "se não tiver vamos fazer nós mesmos" pode fazer um trabalho deslanchar. Parabéns!!

Thiago disse...

Bom, agora só no resta perguntar: quando é mesmo q começamos a escrever olivro? podiamos ocmeçar com o manual neh..
parabens.

Jully Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jully Barreto disse...

Adorei o post... e arrisco dizer que muitas de suas colocações servem não só para a formação de uma banda... mas para nossas vidas.
Acredito que o amor por aquilo que fazemos deve ser a base de tudo. O saber ouvir e absorver positivamente críticas, aprender com os erros, aprender com os outros, observar e reconhecer que somos eternos aprendizes, tudo isso é resultado de um trabalho, de
um autoaperfeiçoamento que nos torna pessoas e profissionais de sucesso.

Marinho disse...

faltou uma "quando DEUS disser vai la que é a sua vez, porque tudo so acontece quando ele quer".

gostei das dicas, ja salvei nos meus favoritos.

E VIVAAAA, A VIVA IDÉIA.