5/Destaque/slider

domingo, 9 de agosto de 2009

O dia em que ia dar errado...

3 comentários
Olá blogueiros, domingão aí de Fantástico, Pânico, Fazenda... Primeiro queria mandar um abraço p/ o Albert de Bonito de Sta Fé que toda vez que me encontra diz que leu tal matéria no meu blog e p/ Abmael que marcou sua presença no CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO.

Bom, o post de hoje é sobre o evento que produzimos (Viva Ideia) ontem, foi o aniversário de um amigo nosso (do Pegado e da Viva). Foi numa granja na saída de João Pessoa p/ Recife. Acesso complicado, mas um lugar lindo, no meio da natureza, p/ terem uma ideia a piscina é abastecida com água mineral de lá mesmo.

Esse amigo nosso nos contratou p/ produzir o evento, quis banda, palco, decoração, bar, iluminação, telão, vans... Mobilizei o pessoal e mãos à obra. Bom, td certo, serviços contratados, local visto antes, várias vezes, com vários profissionais p/ não dar nada errado depois..... mas nem sempre td dá sempre certo.

Energia, eletricidade, ô bixinha complicada, sei não. As vezes não tem, as vezes tem e falta, as vezes não falta mas baixa, as vezes oscila muito, é temperamental ela!! No caso da gente ontem foi que à tarde o pessoal da iluminação chegou p/ me falar que achava que ela não ia aguentar aquilo tudo (som, iluminacão de palco, de decoração, freezers, luz da granja...). 

Tinha sido a primeira coisa que fiscalizei em uma das vezes que fui lá. Lá passa uma rede de alta tensão, que desce p/ um poste com um transformador, provavelmente de 15Kva, e é distribuída por uma rede tri-fásica. Esse transformador fica à uns 200m do local onde foi armado o palco e o som. O que eu pensei? Que iria dar folgado, ERRO! Nunca pense, porque como dizia minha vó, "todo penso é torto"! Devemos sempre fazer um cálculo de cargas utilizadas com a quantidade fornecida pela fonte e o dimensionamento da fiação, bem como se está tudo ok nesse caminho.

Bom, só uma observação, lá não pega celular. Rapaz, acho que isso que foi fogo. Então pedi que ligassem tudo, som, luz, freezers, p/ ver se ia aguentar. O primeiro problema, uma fase caiu, sobraram apenas duas. Aí quando tudo foi ligado, David, responsável pelo som me chamou e me mostrou que o medidor que era p/ marcar 110v, quando ligava tudo ia p/ 90v. Aí ele falou: "Quando a banda entrar vai cair geral!"

Corri peguei o carro, subi no meio da mata até a pista e fui atrás de um gerador. Segundo problema, tinha uma obra na BR onde um lado estava interditado, então tinha que esperar por volta de 30min em cada passagem lá. Eu já tinha esperado uma vez na ida, agora foi na volta. Vim em Jampa e não encontrei nenhum gerador, fui atrás de um eletricista então, nada feito. Nenhum eletricista podia ir e outros não atendiam. Consegui falar com um por tel, e ele tirou algumas dúvidas.

Voltei lá p/ ver se com a ajuda por tel do eletricista dava certo, 30 min novamente no desvio. Chegando lá, David falou que estava pior, nossa! Voltei p/ a BR p/ ligar, no caminho encontrei com Peninha, um amigo que colocou o palco lá. Ele fez umas ligações e achou um gerador, liguei mas como tudo estava dando errado, o dono do gerador não tinha um motorista p/ levá-lo. Corri p/ festa de novo e peguei um motorista meu que estava lá e mandei ele p/ Sta Rita-PB p/ pegar o gerador, enquanto isso voltei p/ ver as condições.

Falei p/ David p/ ir segurando as pontas, apagar algumas luzes e dar prioridade ao som. Voltei lá na BR p/ ligar p/ o motorista e ver se estava dando certo. Já eram 18h e a banda era p/ começar às 19:30h. Quando liguei, a resposta foi: "Japa, não vai dar, estamos aqui tentando sair com o caminhão, ele está preso pelos carros, temos que abastecer o gerador ainda, passar no desvio, cara não vai dar tempo, vamos chegar aí umas 21h!".

Peguei o carro e desci, fui p/ cima do problema, matutando o que ia fazer, nessa hora você não pode parar p/ pensar, é fazendo e pensando. Quando cheguei lá chamei David, Romildo (téc. de som do Pegado) e Ítalo(produtor do Pegado) p/ dizer que o gerador não vinha, que tínhamos que fazer daquele jeito, que íamos dar prioridade ao som, que Romildo baixasse o volume geral e que íamos avaliando minuto a minuto.

De repente Markinhos, nosso sócio no Pegado chega lá com um eletricista. Eu tinha falado o problema à ele por tel. Aí, expliquei a ele o problema e fomos aos postes de distribuição, só que no escuro total, com apenas uma luz de lanterna de celular. Foi aos poucos detectando aonde estava o problema da queda da terceira fase. E achou! Fomos atrás de um fio extra de mais ou menos uns 50cm e ele conseguiu que voltasse a fase.

Bom, com as três fases funcionando, re-ligamos tudo distribuindo nas três fases. Claro que melhora! Decidimos ir na manha porque mesmo com essa melhora era melhor ir sem forçar do que puxar demais e dar uma queda geral.

Passei o evento inteiro preocupado com esse problema. Pedro, o dono da festa de vez em quando chegava p/ mim e perguntava se estava tudo certo, eu dizia: "Está tudo tranquilo cara, pode curtir sua festa, eu garanto.". Adrenalina à mil, mas graças a Deus e o eletricista lá, deu tudo certo até o fim. P/ não dizer que foi tudo certo, uma chuvinha ainda caiu, mas não foi lá uma chuva que comprometesse o evento.

Nesse meio tempo eu esqueci apenas de comer e não tive tempo de tomar banho e me arrumar, kkkkk. É por isso que eu digo, que produção não tem aiaiai não, tem que dar certo e pronto!

Ufa!!!! Abraço à todos e lembrem que o CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO está chegando!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

3 comentários

tatygadelha disse...

Tudo isso é resultado do profissionalismo e capacidade de sua equipe...já admirava o trabalho de vc's, mas ao conhecer mais de "perto" confirmamos a admiração que tinhamos pelo trabalho da Viva Idéia e passamos a torcer pelo crescimento de vc's.

Será sempre um prazer ter a oportunidade de fechar parceri com vc's!!!

Agora sou mais uma adepta desse blog ;)

Igor Kawabe disse...

Valeu Taty, obrigado pelas palavras. Esses incentivos são importantes p/ nos dar forças!!!

Abraço do Japa

allyson disse...

aber mais sobre esse curso de produção