Primeiro de tudo, acontece que muitos produtores de eventos fazem questão e morrem p/ não dar cortesias. Mas, porque precisamos dar cortesias? Aí é que tá! Hoje em dia precisamos sempre de envolvimento da galerinha de influência e dos formadores de opinião. Portanto, as cortesias, são instrumentos importantíssimos de divulgação e envolvimento, em pró de um evento.
Exemplo: Se você entrega uma cortesia à alguém, essa pessoa vai chamar, no mínimo, outra pessoa, pois ela não vai querer ir sozinha e muito menos desperdiçar a cortesia. Imagine uma média de 2 convidados à cada cortesia, se forem 50 cortesias, são mais 100 ingressos vendidos sem trabalho algum. E mais, essas 50 pessoas que entraram sem pagar, gasta mais lá dentro no bar, é psicológico. Eu, particularmente já ouvi comentários como "Vou tomar todas lá dentro, não tô pagando o ingresso mesmo".
Como é que os produtores de eventos não veem isso. A dúvida deveria ser, "quanto de cortesias serão dadas por evento?". Por experiência ou opinião própria e no mercado que convivo mais, sendo Nordeste, cheguei à um número que é de 10% de sua carga de ingressos. P/ 2mil ingressos, são 200 cortesias.
Lógico que essas cortesias tem que ser distribuídas de forma correta, dadas as pessoas certas. São formadores de opinião, pessoas comunicativas, pessoas com muitos amigos, sorteios em sites e msn, promoções em rádios entre outros.
Agora, tem um outro lado, elas te dão um problema em dia de evento que é brincadeira:
Primeiro de tudo, o celular não para. Todo mundo liga pedindo cortesia. E o pior, nas horas que estamos mais ocupados e resolvendo as maiores broncas. Imagina aí!
Segundo, aparecem amigos e familiares de todos os lugares. É impressionante a cara de pau. Exemplo: "Oi, tudo bem? Eu sou amiga, do primo de um amigo teu..."
Terceiro, além de pedirem uma pedem várias. Pedem p/ um amigo, p/ um irmão, p/ a namorada. E quando você dá a bobeira de perguntar quantas ainda falam assim: "Quantas você puder, você pode me arrumar 10?"kkkkkkkkkk
Quarto, várias pessoas chegam p/ dizer que falaram com não sei quem!!! kkkkkk, e ainda ficam chateados quando não conseguimos!
Bom, resumindo, é um instrumento importante de divulgação e envolvimento, mas temos que ser espertos p/ não vacilar na mão dos "malas". Uma dica, sempre quando der cortesias anotem atrás p/ quem estão dando, pois se eles venderem vocês poderão depois saber e começar a vetar essas pessoas.
Beijos e não esqueçam do CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO QUE VEM AÍ NO SEGUNDO SEMESTRE!!!!!!
3 comentários
humm gostei agora queria saber se possivel sobre os "patrocinios" se eles tb causam algum problema...
rsrsr esse assunto "cortesia" é uma onda, além do significado que deu "problema" podemos dar outro "moeda de troca", já vi muita gente fazer coisas assustadoras e dizer outras mais orripilantes ainda por causa de um cortesia. rsrs. adorei o post japa. sempre passopor aki pra ler, mas nao comento...huihihihhvou passar a comentar mais!!bj sorte sempre. letícia oshiro
Postar um comentário