5/Destaque/slider

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Porque os Fãs sempre querem mais?

2 comentários
Eu sempre acompanhei as bandas e tinha um assunto que me chamava atenção, porque as pessoas se interessam por quem está no palco?

Quando eu tocava em uma banda eu sempre fiquei me perguntando porque quando eu chegava na festa e ninguém me conhecia nada acontecia, mas na hora que eu subia no palco tudo mudava. Nunca achei isso certo mas sempre via que isso acontecia com frequência.

Mas o tempo passou e, trabalhando como produtor, notei que é cada vez maior a frequência. Quanto mais famoso o artista mais trabalho ele vai ter. Trabalho? Calma, eu vou explicar. Mas p/ isso vou diferenciar os fãs em algumas categorias:

Fã de verdade
A fã de verdade é aquela que admira o trabalho do artista, que faz a propaganda dele e que está em todos os seus shows. Ela entende e sabe que o artista é uma pessoa normal como qualquer um, tem dias bons e ruins e mais, passam por problemas também. Ela sabe que se é fã tem que ajudar o artista comprando o ingresso de seu show e não toda vez ficar pedindo cortesias e ainda quando não consegue fica com raiva. Fã de verdade apoia, entende e não só critica e pensa em si.

Fã Louca de voar pedra
Essa é aquela que começa a viver a vida do artista. Ela desconhece os limites de fã e quer cada vez mais. Quer está em todos os shows (até aí ainda vai), quer ser íntima, quer sempre cortesias, quer ser citada em todas as horas, acha que só existe ela de fã, pensa que sabe tudo da vida do artista, esquece que existe o artista e a pessoa, acha que pode ficar alisando e agarrando como se o artista fosse uma lâmpada do gênio e em geral extrapola todos os limites.

Maria palquinho ou Maria backstage
Essa aí é uma ciência. Ela simplesmente não pode ver uma pessoa em cima do palco, com o microfone na mão, com camisa de produção e muito menos saber que tal pessoa é influente. Ela quer de todo jeito ficar, beijar, namorar, ir p o hotel, se envolver e na maioria das vezes ser a outra. É inimiga número um da esposa do artista, da namorada e da noiva. Altamente inconveniente, mas se sujeita à tudo p/ está com o artista. 

Aí me vem a pergunta: porque a fã sempre quer mais? Primeiro quer apenas uma foto. Depois quer conhecer. Aí pergunta o orkut ou msn. Aí vem a fase do celular. Depois começa a fase da amizade, "dela" claro, porque o artista ainda não sabe. Aí tudo vai piorando e ela começa à achar que ele é aquele baton que só ela pode pegar, usar e que é altamente pessoal. Porque isso acontece? Porque as pessoas endeusam outras que também são pessoas comuns que acordam com mal hálito, soltam pum, ficam de mal humor... Porque esse sentimento a flor da pele por pessoas desconhecidas?

Uma vez a banda que eu era produtor ia estar em um festival junto com O Rappa, banda que nunca escondi em ser fã. Aí um amigo disse: 

"Eitah vai conhecer Falcão hein?"

Aí falei: 
"Se depender de mim eu num chego nem perto!" 

Ele não entendeu nada e perguntou:
"Porque? Você não é fã dele?"

Aí eu disse:
"Por isso mesmo. Quero continuar sempre fã dele."

Imagina se eu chego lá e ele me trata mal. Se ele tiver num dia ruim e for grosso, mal educado. Eu vou perder todo aquele encanto que tenho pelo artista "Falcão". Então eu quero sempre ser fã do artista "Falcão" e não tentar ser amigo a qualquer custo da pessoa "Marcelo Falcão". Ele deve ser totalmente diferente de mim, com outros costumes, outro sotaque, outra forma de pensar..... Então, o que eu disse é que queria, algum dia, encontrar com ele por acaso em um corredor de um programa de TV, em um backstage de um festival, em um show qualquer e trocar uma idéia legal, sobre música e que possa ser uma ocasião rica em naturalidade.

Então eu trago um humilde recado:

P/ o fã: Seja natural. Não seja extravagante, não ache que você é o único. Não pense que o artista vive única e exclusivamente pra você. Respeite, primeiramente, o artista. Conquiste sua confiança e colabore p/ o sucesso dele. Saiba a sua importância e não queria forçar a barra tirando proveito disso. Você é importante demais na vida dos artistas.

P/ o artista: Saiba que você faz sucesso por causa dos seus fãs. Respeite seu fã e não o mime. Imponha limites e saiba se relacionar com os fãs. Saiba que quanto mais fãs mais sucesso. Saiba que você é um mero mortal e que o mundo dá voltas.

Espero que não me entendam mal!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

2 comentários

rayanne disse...

ai japa dei valor ao seu post realmente mto interessante!
Muitas vezes os artistas que fazem sucesso e não perdem a humildade querem deixar o fã totalmente a vontade enquanto estão com eles, mas ai que muda o jogo muitas vezes o fã não conhece seu limite! é como vc receber uma visita em sua casa você quer deixar ela totalmente avontade , mas não é por isto que ela deve estrapolar as coisas e agir como se morasse lá a tempos.
Concordo que á mys menina assim, mas tb há aquelas que vão atras de conhecer o artista e dependendo da opourtunidade ela conhece quem dá vida a este " personagem". VC NÃO CONCORDA?

Igor Kawabe disse...

Concordo sim Rayanne. Na verdade é sempre muito delicada a relação artista/fã. Mas devemos sempre agir normalmente sendo fã ou artista. Humildade também é um adjetivo que não podemos esquecer.

Beijo!