5/Destaque/slider

domingo, 19 de outubro de 2008

Bastidores do DVD da Alaursa

2 comentários



Eu estava no escritório trabalhando quando Thiago (meu sócio) me ligou e dentre outras coisas me falou que a banda Alaursa ia gravar o dvd. Eu pensei, vou ligar p/ os meninos e saber dos detalhes, como amigo deles até fiquei curioso e sabia que eu podia até dar uma força.

Era um sábado(20.09) quando fui acompanhar o Forró Pegado em um show no Clube Cabo Branco em João Pessoa-PB. Assisti parte do show da Alaursa, que era antes do Pegado e quando terminou fui conversar com Ériko (o baterista da Alaursa). Perguntei como estavam os preparativos, como ia ser, aí ele falou que estava meio apreensivo porque queriam fazer um bom trabalho, que era muito importante p/ eles e que as vezes ficavam meio perdidos em saber as principais coisas à fazer e os melhores profissionais p/ se envolverem. A gente conversou um pouco, eu dei umas dicas e disse que ligasse p/ mim na semana que eu dava uma força.

Na semana seguinte eu estava dirigindo quando liga Ramon (cantor da Alaursa). Me fazendo um convite. Ele me convidou p/ coordenar a produção do DVD. Eu fiquei muito feliz, mas disse a ele que eu tinha uma empresa e que podia fazer se fosse pela empresa e com minha equipe.

Quando dei por mim, depois de uma conversa com o Mercinho, eu já estava trabalhando. Eu não, a Viva Idéia. Até pq sem minha equipe eu não sou nada. Mas se daqui p/ frente escrever "eu" leia "a gente", ok?

Primeiro passo foi decidir o tema. Eu acho uma das partes mais gostosas. Porque você tem a obrigação de ter uma idéia sensacional em um curto período de tempo, kkkkkk. Aí véio as conversas com o Gordinho (Thiago, sócio). E conversamos, e conversamos, e tivemos idéias, penamos em muitas coisas, mas nada foi convincente. Aí como sempre Thiago, em outro dia, me liga: "Japa, acho que tive a idéia!". Ele sempre vem com a idéia, a viagem e eu vou podando e trazendo p/ realidade, vendo o que tem como fazer, o que podemos adaptar e tal. A idéia, já que eram 10 anos de aniversário, era trazer a essência da banda. E o que era a essência da banda. Axé, animação, alegria, carnaval... Então a idéia foi retratar a avenida de uma micareta, num trio elétrico que é a essência do axé, criação de Osmar e Dodô. E o principal, o tema: "10 anos, 10 sonhos". Porque p/ uma banda, 10 anos de existência é um sonho. Passar por tudo isso, por todos esses momentos ruins, bons, todas as conquistas, é sem dúvidas conquista de sonhos!

Fomos p/ meu apartamento e começamos a assistir um montão de dvds, de todos os estilos, de várias bandas. Pegando sempre a melhor idéia de cada um. Foi aí que decidimos fugir da tecnologia e da tendência que eram os painéis de leds e fazer cenário mesmo. Porque a maioria usa led hoje em dia, na minha opinião errado. É muito efeito p/ pouco conteúdo. Do que adianta a banda está contando amor e passando um túnel de figuras abstratas no telão? Daí saíram os primeiros rabiscos, Thiago falando e eu desenhando. Saiu o primeiro esboço.

Vieram as reuniões com a banda. E íamos passando p/ eles as idéias. Eles sempre achavam legal, mas era uma fisionomia de quem pensava: "Esses caras tão viajando!". kkkkk. Mas aí vieram os storyboards, os projetos as ações e definitivamente aprovado a idéia.

Então, mãos a obra. Mas sozinhos, eu, Yegor e Thiago? Não, não. Reunião de convocação da equipe. O Dream Team! 

Thiago Alexandre
Produtor de eventos em Guarabira, inclusive o GuaraMix. Características principais, criatividade, sensibilidade, organização e boas idéias. Funcão p/ o dvd: Cenário, figurino e apoio na direção de fotografia.

Gilberto Varella, vulgo JR
Produtor da Viva Idéia em grandes eventos. Características principais, organização, pegada, capacidade de começar e terminar custe o que custar. Função p/ o dvd: Coordenação de produção técnica.

Luís
Diretor de arte da Viva Idéia. Características principais, boas idéias, boa técnica de desenho e muita sacada. Função p/ dvd: Criação de arte.

Cínthia Melo
Estagiária da Viva Idéia que vem se destacando à cada dia. Características principais, organização, velocidade de resolver tarefas, capacidade de conseguir coisas difíceis e boa comunicação. Função p/ o dvd: Imprensa, divulgação, administração de site e email.

Raphael Paes
Estagiário da Viva Idéia que também vem se destacando à cada dia. Características principais, organização, vontade de aprender, capacidade de começar e terminar e pegada. Função p/ o dvd: Produção técnica.

Engraçado, todos tem organização! Porque será? kkkkkkk

Daí veio a contratação dos melhores profissionais, como Severo de Recife p/ fazer a iluminação, Rodrigo Maciel p/ fazer o monitor, Xico p/ fazer a pintura do cenário, Macarrão p/ fazer a marcenaria... É fato que nem todos foram a melhor escolha e tivemos surpresas desagradáveis em algumas áreas mas estamos aí p/ resolver problemas.

E depois de duas semanas veio a montagem. Cenário na segunda, pintura na terça, palco e som na quinta e à partir daí foi doidera. Produção na véia! Dias sem dormir mais de 4 horas, refeições gaziadas e "Problemas a todo minuto".

Problemas? Eu preferi deixar um parágrafo só p/ isso. Na verdade eu sabia que iam ter diversos problemas, mas não sabia que iam ser um em cima do outro e até os 45min do segundo tempo. P/ você ter idéia de como é a sensação imaginem você em um mar cheio de ondas, muito mexido e quando vai respirar, vem outra onda e lhe coloca p/ baixo, aí quando você tenta de novo vem outra e outra....... São problemas do tipo: A empresa do som e luz lhe promete um equipamento e não tem, quando alguém de última hora pergunta por uma coisa que não tinha pedido e sem ela não tem como fazer..... Só um exemplo, no mesmo dia da gravação foi preciso alugar uma mesa de luz chamada "Avolite", pois tinham duas, mas à que a empresa de som e luz levou era mais velha do que os 10 mandamentos e travou 5 vezes no ensaio geral (um dia antes). E p/ achar quem tenha p/ alugar? Ligamos p/ uma empresa em Campina, mas não alugava, em Natal a empresa já tinha nos alugado a outra. Só fomos achar em Recife às 15h da tarde! Outro exemplo, quando eram 22:00h deu um problema com um dos geradores e fomos ajeitar, só ficou pronto às 22:30h. 30 min de atraso na noite do dvd é como se fosse uma eternidade, nos prejudicava em tudo.

Prestes à começar o show, depois de ter colocado Garota no palco p/ começar, faltavam exatos 90 min, fui no camarim com Thiago Alexandre e Thiaguinho p/ ter uma reunião com a banda. Eles estavam altamente nervosos, e alguns inseguros. Eu sabia que o que era p/ passar p/ eles eu já tinha passado e à partir dali ninguém ia absorver mais nada, então era hora p/ empolgar, p/ mexer com o psicológico, p/ fazer eles sentirem vontade de subir no palco e p/ eles saberem que estávamos ali p/ isso. Então falei umas coisas, os Thiagos também, Mamá (percussionista da Alaursa) falou. Foi um Chororô só. Mas no final eu sabia que tinha que falar algo que eles saíssem de lá como se fossem p/ um vale-tudo, sem medo, com vontade, estigados. Foi aí que eu disse que era um prazer ter atendido o convite, que estávamos muito felizes por estar ali e que ficassem tranquilos pois eu ia assumir a responsabilidade e tudo ia dar certo, que ninguém ia precisar voltar nada e que ia ser de primeira, porque eu só entrava num jogo p/ ganhar e eu ia estar lá na house mix do palco, do lado deles com um microfone de comunicação. Foi uma emoção só!

Tudo foi perfeito, todos os passos, todos os momentos. Eu, na verdade estava controlando mais de 70 pessoas envolvidas diretamente naquela hora. Com rádios transmissores eu acionava cada passo e cada momento. Foi quando no meio da gravação o Gleudson Rosa, apresentador do programa é farra me entrevistou na house mix do P.A.. Me perguntou como eu aguentava aquela responsabilidade? E eu respondi que PRODUÇÃO CORRE NAS MINHAS VEIAS!

Queria agradecer à algumas pessoas:

Equipe da Viva Idéia que é meu suporte e acima de tudo são meus amigos e amigas;

À todos da banda Alaursa, Érico, Mauricinho, George, Manel, Dinho, Mamá, Danilo, Moisés, Leandro, Bruno, Espeto, Djair!

Mercinho, obrigado pela oportunidade!

Ramon, você já sabe né?

À todos da técnica da banda, Lalo, Galo, Lelo, Márcio, Negão, Palilo, valeu galera;

À Linóleo;

À todos do Jacaré Pop, obrigado Léo, Savigny e Guga!

À Maciel, Severo, Mário, Xico, Macarrão, Duplimagem, Glaryston, Glaucy, Joselito, Xobas, Rafael, Jota som..... Desculpem se esqueci de alguém!

Viva Idéia, a gente se fode mas a gente faz!!!!!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

2 comentários

Andreza disse...

Que legal!!!
Mais uma experiência super bacana que nos foi passada. Realmente, desafios fazem parte da nossa vida e quando são realizados com sucesso são extremamente prazerosos, seja no mundo da produção ou em qualquer outro mundo (profissão)!
Japa, lhe admiro muito e parabéns pelo blog, não sou do mundo da produção, mas gosto muito de ler suas experiências pq sempre trazem ensinamentos que são totalmente aplicáveis a outras profissões.
E achei muito legal o que vc falou, que não entra num jogo pra perder.
Realmente esse deve ser o lema de todos nós que enfrentamos desafios constantes em nossas carreiras.

Ah, só uma coisinha, desculpa minha ignorância, mas o que é painel de leg e storyboards???
Bjossss

cintoca disse...

Costumo dizer sempre que todas as coisas que começam certo, terminam certo. E com voce japa, não tem outra não, as coisas comecam, seguem e terminam certas. Sempre acompanhei teu blog, e via os comentarios da galera lhe parabenizando pelo trabalho, pela competencia e hoje EU posso concordar e dizer com minhas palavras que voce é 10 mesmo!
Trabalhar ctg não é trabalho não, é aprendizado e é tão divertido como na escola, garanto! ahaha.
Por fim, tenho que agradecer os elogios, ne?! Brigadão! Vamos fazer a ideia acontecer sempre, conte cmg.
Xero!