5/Destaque/slider

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mercado mudado!

Um comentário
Esses dias eu parei p/ pensar e analisar do que será do mercado fonográfico no futuro. Eu andei me perguntando como os artistas irão ganhar dinheiro, se não existirá discos, gravadoras... A pirataria chegou p/ ficar e p/ aguçar a criatividade do povo. Sempre diante de uma necessidade, e através de uma criatividade, surgem grandes idéias e novos produtos.

Tomando o mercado do Nordeste, que predomina o forró, temos uma situação bem diferente de antes. Hoje em dia não se ganha mais grana com venda de cds. A pirataria veio com tudo, as facilidades. E mais, todos hoje em dia tem um gravador de cd em casa. Quando alguém quer ouvir uma música e não tem ,vai na internet, procura, baixa e depois grava um cd. Imagine rendas enormes provenientes dessas vendas acabarem do dia p/ noite. É uma perda grande onde caíram muitos artista junto com ela, faliram gravadoras e distribuidoras. Mas aqueles que não se abateram e não se acomodaram, usaram a criatividade e fizeram dessa perca nas vendas a saída p/ a divulgação. Ninguém mais vende cd, dá cd. Todas as bandas fazem suas divulgações dando cds. A divulgação de uma banda se resume a carro adesivado viajando nos estados e cd promocional. Como se ganha dinheiro, então? Com shows. Não é pouco também. Imagine que uma banda de forró de médio porte tem um cachê de R$ 20.000,00 e costuma fazer 15 shows por mês. É!!! Renda de R$ 3000.000,00 por mês. No mês de maio e julho é bem melhor, mas em junho uma banda costuma aumentar seu cachê em 100% e tocar até 45 vezes.

Os pirateiros são muitos e carregam a extensão "CDS" como sobrenome. Eles estão cada vez mais rápidos em suas atualizações. No orkut você consegue baixar show de ontem. Então a moda agora não é ter o novo álbum de seu artista preferido e sim o último show. Raras são as bandas que lançam CD autoral, a onda é ao vivo. Isso também acontece pela falta de ética dos músicos do ramo que roubam músicas de outros artistas por aí e tocam, gravam e fazem sucesso.

Como será daqui p/ frente? Porque o cd já está com os dias contados. O iPod e os sons via Usb estão enterrando o cd. Muitos dizem que a renda vai vir por compra de músicas via internet, mas com os softs de downloads e as comunidades de orkut bombando isso é uma doce ilusão.

Então ficamos na expectativa e vamos usando a criatividade p/ driblar certos problemas.
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Um comentário

Vladia disse...

É esse negocio ta serio.
Pirataria é fodaaa demais, mas fazer o que se ja "ta na moda".
Mas efim agora é só muito show e um marketing muito bom da banda.

beijos,

Vladia Teixeira