5/Destaque/slider

terça-feira, 11 de março de 2008

Produção não é p/ todos...

Nenhum comentário
Há duas semanas, um amigo (João Paulo) me pediu uma força na gravação do DVD de sua Banda. Uma banda de pagode Católico, chamada Deusamba. O evento aconteceu sábado 08 no clube Cabo Branco em João Pessoa-PB, era o show do padre Fábio de Melo. Eu não pude fazer a produção, pelos projetos que já estou trabalhando, mas quis ajudar de todo jeito e fiquei de conseguir uma empresa p/ fazer a gravação de audio, a Wave eventos (do meu amigo Rodrigo Maciel). Então quis ir no dia também p/ dar uma força. A banda fez um grande show, muito animado, contagiante e bonito. A gravação ficou legal, falta agora mixar e masterizar p/ mandar para a empresa de vídeo. Mas quanto à organização do evento...

Cheguei às 16h em ponto como havia prometido. Eu tinha entendido que o show da Deusamba era às 22h. Quando cheguei vi que a montagem da estrutura de som, luz e grides não estavam nem na metade. Chamei João e disse que era melhor ele ir atrás do produtor do evento porque como eles não eram a banda principal e iam gravar o DVD, qualquer atraso atrapalharia eles, pois eram a primeira banda. Foi quando eu soube que o horário marcado p/ início de sua banda era às 19h30min. Falei na hora: "- Impossível! Vocês não começam antes das 21h, imagine às 19h30min. Vá até o produtor e deixe claro que já está aqui à algum tempo e que não tem culpa pelo atraso!" Se não, na hora do aperto e do atraso o produtor do evento ia cortar o tempo da Deusamba e não da atração principal.

Foi aí que soube que o evento não tinha produtor, apenas os donos e um montão de gente com a camisa de produção e crachá que só organizavam camarim. Como se produção fosse isso né?

O produtor, além de fazer uma pré-produção bem feita, deveria chegar umas 7h da manhã e começar a controlar os horários e cobrar de quem tivesse trabalhando.

Nesse meio termo fui dando uma sacada e conversando com o pessoal do som e luz, que eu já conhecia, sobre algumas observações que sabia que ia ajudar. Tipo, iluminação mais clara (mesmo não tendo lá a luz específica p/ gravação) p/ o vídeo não ficar escuro.

Quando fui escutar o primeiro ruído, ou sinal de vida do som eram 18h30min. Era o alinhamento do P.A.. Normalmente, p/ vocês terem uma idéia, isso acontece às 14h numa festa com início p/ 22h. É, imagina p/ esse evento que era p/ começar às 19h30min e, ainda tinham as duas bandas p/ passagem de som.

Então às 19h a banda do padre começou a passar  som. Outro erro, se a mesa não era digital, do que adiantou isso. Para quem não entende eu explico: quando uma banda passa o som, quer dizer que ele vai normalizar os volumes, equalizar, comprimir e colocar efeitos em cada instrumento e voz à ser usados. Portanto, se não se tem uma mesa digital que grava as passagens e salva, podendo ser usadas depois, não adianta de nada fazer isso. Pois quando a outra banda for fazer vai mexer em tudo. Mas não, eles passaram tudo e demoraram 1h20min. Só então às 20h20min Deusamba começou a passar. Passar não, checar. Porque uma passagem de verdade demora umas 2h.

O público já vaiava e muito. Eu vi pessoas chegando às 17h, e pessoas idosas também!

E às 20h50min, queimando minha língua pois tinha dito que antes das 21h eles não começavam, a locutora anuncia Deusamba. Mas novamente faltando algo, faltava apagar as luzes do clube. Foram pensar nisso na hora de começar. Isso demorou 10min ainda.

Escrevi esse post não foi apenas para criticar o evento e seus idealizadores, até por que sei que eles fizeram com muita boa vontade (deixando claro que a Deusamba não tem nada à ver com a organização do evento, apenas foram contratados). Mas, foi para deixar claro que muitos tem a competência de fazer eventos, mas pelo menos se preparem antes, façam cursos, visitem outros, conversem com profissionais para saber como é e quais os principais problemas e contratempos que possam vir. Um evento não é só apenas contratar o som, a banda e mandar fazer alguns panfletos. É mais, está muito além disso. Se pensa antes, se faz pré-produção, se tem reuniões e se planeja. Milhares de pessoas estarão envolvidas nele e até suas vidas estarão em jogo. E a primeira regra, contrate os profissionais certos p/ seus eventos, principalmente um bom produtor. Tem muita gente que nunca fez produção de nada inventando de fazer eventos porque acha bonitinho ser empresário do ramo. E dando esses "vacilos", quando podiam pelo menos contratar alguma empresa p/ produzir, já que não sabe!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Nenhum comentário