5/Destaque/slider

quinta-feira, 6 de março de 2008

Gravação de um bom CD (continuando)

Nenhum comentário
4 - Escolha do repertório!

A escolha do repertório pode acontecer de duas formas, uma se o artista for também o compositor e a outra se as músicas vierem através de compositores.

Sendo o compositor
Quando se tem o dom de criar ao invés de apenas interpretar o artista se torna mais original e singular. As músicas surgem no decorrer do tempo e na maioria das vezes vão se acumulando. São músicas que nasceram em alguma determinada situação e cada uma delas trazem um significado à mais. É difícil se desfazer de qualquer uma. Aí entra o trabalho de peneirar e chegar à um número, que hoje podemos chamar de "comercial". Na verdade tudo hoje tem que ser comercial, mundo capitalista!!! Bom, mas deixa isso pra outro post. Então é a hora de escolher as melhores. Com falei no primeiro post desse tema,  interessante é o artista gravar um cd, tipo voz e violão com umas 50 músicas e distribuir entre sua banda, seus produtores, empresários e até pessoas mais próximas. Depois escuta a opinião de cada um, um feedback, e faz sua seleção. Lembrando que nessa hora a opinião dos produtores e empresário é importante, pois são quem conhece realmente o mercado. O artista, na maioria das vezes se apega à determinadas músicas que trazem um contexto especial e as vezes não são comerciais, mas foram feitas para a namorada, mãe, paixão e por aí vai.

Por compositores
Dessa forma, não é mais fácil do que a outra, é mais delicada. O artista tem que absorver músicas de vários compositores e não fazer um disco com vários estilos. Algo, que de certa forma pareça com ele. Muita coisa vai soar comercial, pois os compositores parecem que fazem em um molde, que p/ eles é o molde do mercado. Mas é aí que o artista tem que ver o conteúdo musical, prezar pela riqueza também. Sempre com sua equipe.

Essa fase é a de maior sensibilidade, onde o artista tem que deixar suas vaidades de lado e pensar em um produto bom, rico musicalmente, com veia para o mercado e, o mais importante, com sua cara. Repertório é a alma da do disco!
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Nenhum comentário