5/Destaque/slider

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Gravação de um bom CD

Nenhum comentário
3

O mercado de um modo geral enfrenta um grande problema, a falta de profissionais especializados. Na música não é diferente, porém a posição apática, das pessoas dispostas à gravar um CD, acaba não sendo criteriosa na etapa de contratar os profissionais p/ gravação. Fase importantíssima que requer alguns critérios. Citaremos alguns profissionais falando um pouco sobre cada:

- Produtor musical:
Responsável por criar, executar e acompanhar os arranjos das músicas envolvidas no projeto. Pessoa de boa comunicação e sensibilidade p/ arrancar o melhor de cada músico sabendo a hora e o time de cada um. Além, é claro, de profundo conhecimento e domínio no assunto;
- Produtor executivo:
Mais enérgico que o Musical, porém pessoa capaz de conquistar bom relacionamento com todos. Posição difícil e delicada. Ele precisa saber trabalhar na barreira entre a boa conversa e o puxão de orelha. Espírito de líder é o essencial, além de deter o poder de resolver problemas inusitados;
- Músicos:
Os profissionais que irão colocar a mão na massa, tocar e cantar. O principal pré-requisito é ter experiência em estúdio, lembrando que cada músico tem um estilo que deve ser analisado antes da contratação. Lembro-me uma vez de uma gravação que acompanhei, quando o artista quis contratar os melhores músicos sem pensar no estilo. Aconteceu que o músico era muito bom em Jazz, Rock e a música era Baião, não saiu, parou de uma forma que foi preciso chamar outro. Resumindo, não tem o melhor, tem o melhor em determinado estilo e gênero;
- Convidados:
Claro que, como o nome já diz, convidado não é contratado e sim "Convidado". São artístas em carreiras paralelas, muitas vezes amigos e muitas vezes vem p/ agregar valor ao CD. Como por exemplo, Cláudia Leite, na época cantora do Babado Novo, gravou a música "Doce Desejo"com a dupla Bruno e Marrone há alguns anos atrás;
- Técnico de audio:
Como falei no post passado, ele normalmente é funcionário do estúdio, mas acontece do artísta ter o seu preferido e aí vale uma negociação com o estúdio e profissionais envolvidos;
- Roadie:
O cara que vai montar, desmontar, afinar, passar, limpar e resolver qualquer bronca.  Estúdio também tem assistentes que podem montar e desmontar, mas o Roadie é quem conhece os jeitos e trejeitos do músico, quem arma como ninguém o set;
- Designer:
Após tudo gravado, mixado e masterizado, precisamos de um encarte legal p/ o CD. Então o designer vai criar a arte através de um "Briefing" (caracterização dos gostos e preferências) por parte do artísta;
- Fotógrafo:
Ele vai fazer as fotos, justamente p/ o encarte;
- Figurinista e maquiador:
Auxiliarão o fotógrafo nas fotos;
- Marketeiro ou publicitário:
Daí vem todo o plenejamento de marketing em cima do CD. Quando se tem uma gravadora, isso parte deles e na maioria das vezes é interno. Quando é independente o Publicitário vai tratar o CD como um Produto e criar uma campanha p/ ele;
- Assessor de imprensa:
Responsável por atender e convocar toda a imprenssa p/ o conhecimento de todos quanto ao lançamento e vendas do CD. Marcar programas, rádios, jornal, sites... Montar release e notas;
- Divulgador:
Pessoa ou equipe que vai percorrer algumas regiões para divulgar o CD lançado. Terá em posse boa quantidade de material promocional p/ distribuição. Resumindo, vai espalhar o material p/ que o povão conheça e aprenda as novas músicas;

Próximo post será a escolha do repertório! 
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Nenhum comentário