5/Destaque/slider

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Acústica

Nenhum comentário
Painel difusor 3D p/ tratamento acústico!


Sala de vídeo com tratamento acústico!

Exemplo de uma parede de alvenaria dupla com um material denso no meio!
Animação p/ exemplificar o isolamento acústico!

Essa semana uma leitora do blog me enviou um email (ojapablog@terra.com.br) com algumas dúvidas, dentre elas acústica. Ajudei no que pude e resolvi postar sobre o assunto. Acredito eu que muita gente tem curiosidade mas as vezes não sabem nem diferenciar isolamento e tratamento acústico, então vamos lá!

Há 4 anos atrás precisei estudar sobre acústica e colher dados p/ montar um Home Estúdio com um amigo. Consegui colher bons dados e conhecer o básico sobre o assunto. 

Pimeiro vamos definir Acústica: E a ciência ou o ramo da física que estuda o som,  podemos dividir entre geradores de som, captadores, meios de transmissão, propagação e receptores (como diz o WikiPédia). Vamos exemplificar p/ a fácil compreensão. Gerador de som = pode ser a voz de um cantor. Captador = o microfone. Meio de transmissão = o cabo por onde passa o som. Transmissor = caixa de som. Propagação = o ar. Receptor = nosso ouvido.

Depois vamos falar um pouco sobre onda sonora ou perturbação oscilante (wikiPédia). Onda sonora é o que produz o som. São caracterizadas pela frequência com que oscila. Quanto maior a oscilação, maior a frequência e mais aguda a onda. Medida em Hertz. 200hz é grave e 20000hz ou 20khz é agudo por exemplo. Existem vários tipos de ondas, mas a mais interessante p/ nós é a Estacionária. São as que permanecem no mesmo lugar e são as piores p/ ambientes fechados. Na maioria das vezes acontecem quando se tem paredes muito próximas e paralelas. O segredo é colocar paredes com direções aleatórias ou colocar difusores que irão quebrar as ondas e até mesmo absorvedores (no caso dos graves).

Isolamento é quando você cria barreira p/ impedir a passagem do som. São usados alguns tipos de materias como alvenaria, madeira, mas os melhores materias p/ isolamento são os mais densos, como por exemplo o concreto. Outra forma de isolar o som é criar um vácuo (ausência de materia). Pois o som não se propaga no vácuo. Como fazer? Deixando um espaço vago entre uma parede dupla de alvenaria ou concreto, por exemplo. Usado muito em estúdio de ensaios e gravação como também em casas de shows. Com o objetivo de não incomodar vizinhos.

Tratamento é a forma de cuidar e deixar o som limpo e de fácil entendimento. Vamos exemplificar p/ não ficar rodando muito. Quando se entra em uma casa vazia, sem móveis e falamos ou fazemos barulho o eco não é grande? Não é ruim de escutar? Mas aí vc se muda e coloca todos os móveis, os tapetes. Aí fala novamente, num some o eco? Não fica mais fácil? então, vc nada mais fez do que tratar o som interno. A forma mais usada é colocando espuma. Mas hoje em dia existem novas maneiras usando painéis, absorvedores, lã de vidro, além de um tratamento alternativo e decorativo como almofadas, sofás e tapetes. Geralmente tratamentos são usados em restaurantes, shoppings, salas de aula...

História: Quando fiz um Home estúdio na minha casa, na sala de gravação o teto era muito baixo por ser a garagem e logo em cima minha casa. Portanto não tinha como subir o teto. Isso é horrível p/ gravação, sem falar no eco e reverberação que estava fazendo. Tinha uma sobra muito grande de médio agudo por volta de 2 à 3khz. Minhas paredes eram de alvenaria, madeira, espuma, compensado e carpete. O chão era de granilite, borracha e madeira jatobá. o teto era de concreto e massa. Aí um dia um grande amigo (dono do melhor estúdio aqui em Jampa) me fez uma visita. Ele foi lá na sala, estalou os dedos, falou alto e me perguntou se eu tinha um tapete grande. Eu lembrei que tinha um bem antigo guardado. Aí peguei e coloquei-o no chão. Ele preencheu quase todo o vão que tinha uns 8m2. Após novos estalados de dedos, kkkkkk. Tive que rir na frente dele porque eu não acreditava que essas "onditas" tinha "pegado o beco", ido embora. Muito interessante e me despertou uma curiosidade e vontade de saber mais sobre o assunto que é muito interessante. Hoje em dia, pela correria não tenho mais o estúdio mas foi onde aprendi muita coisa na música. Só quem tem um HomeEstúdio sabe o prazer que é poder gravar o que vier na cabeça à qualquer hora. Em outro post contarei a história completa desse estúdio.
 Após toda essa experiência, aconselho quem for montar um estúdio, bar, boate ou outro ambiente, contratar uma empresa especializada em engenharia acústica.

Fonte das fotos: Google imagens
author profile image
Abdelghafour

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Nenhum comentário